Rua Campo Grande, 451 | Vila Leopoldina | (11) 3205-2637 contato@balaiogastronomia.com.br

 
Receitas
 
 

Chutney de Maçã, Tâmaras e Uvas-passas


No decorrer de nossas aventuras culinárias, acabamos adotando as geleias, chutneys e seus pares como coringas em nossos cardápios, proporcionando a eles cores, texturas e sabores bastante peculiares. A cada semana pesquisamos, testamos e reinventamos receitas de dar água na boca de quem olha e, principalmente, de quem prova.
Nessa semana, estou fazendo uma receita de chutney de maçã, tâmaras e passas que garimpei do ótimo Livro das Conservas (Lynda Brown). Esse chutney substancioso e versátil melhora muito com o tempo. Ele fica bem acobreado, mas se desejar uma cor mais escura, use o açúcar demerara ou o mascavo em vez do cristal. É delicioso! Uma receita simples que vai fazer toda diferença com uma carne assada e certamente renderá vários elogios.

Rendimento: cerca de 1,8kg

Preparo: aproximadamente 2h15

Conservação: 9 meses

Ingredientes:

2kg de maçã descascada, descaroçada e picada
500g de cebola bem picada
2,5cm de gengibre picado ou ralado
160g de uvas-passas
200g de tâmaras descaroçadas e picadas
1 colher de chá de semente de mostarda
750ml de vinagre de maçã
500g de açúcar cristal

Modo de preparo:

1. Coloque as maçãs, as cebolas, o gengibre, as uvas-passas, as tâmaras, tudo bem picado, em uma panela grande, preferencialmente de fundo grosso. Misture tudo e adicione as sementes de mostarda, o vinagre de maçã e o açúcar.
2. Cozinhe em fogo médio, mexendo até que o açúcar se dissolva por completo. Deixe ferver, abaixe o fogo e apure por cerca de 1h30, mexendo de tempos em tempos, porém sem descuidar. Gosto de fazer numa panela grande de teflon que tenho em casa, assim não corro o risco de que a mistura grude no fundo da panela.
3. Ao cozinhar, a mistura do vinagre, das frutas e do açúcar deixará a cozinha com um aroma inigualável. O chutney ficará pronto quando engrossar e ficar com aspecto pegajoso.
4. Coloque em potes esterilizados ainda quentes com tampas resistentes ao vinagre, sem deixar espaço com ar. Tampe com discos de papel-manteiga, vede e rotule. Guarde em local fresco e escuro. Fica mais saboroso após 30 dias e deve ser conservado na geladeira depois de aberto.

Por Sergio Campos, do Balaio Gastronomia


Comentários

Últimas do Balaio

 
 
 
 

Do Balaio

Casa do Balaio

Venha fazer sua fFotos do Balaio 008esta com a gente! Estamos na Vila Leopoldina, numa casinha super legal com lugar para 30 pessoas sentadas ou mais para eventos em estilo coquetel. Almoços, festas, lançamentos de livros, chás de bebê, exposições de fotos... as opções são infinitas! Fotos do Balaio 008

 
 
Receba receitas e inspirações