Rua Campo Grande, 451 | Vila Leopoldina | (11) 3205-2637 contato@balaiogastronomia.com.br

 
Viagens
 
 

Belém – PA


Ingá

Uma das primeiras e mais inspiradoras viagens do Balaio foi a Belém. Uma esbórnia gastronômica: pato no tucupi, tacacá, tucunaré, tambaqui, todos esses nomes míticos que povoavam nossa imaginação se tornaram realidade. Parece que toda a comida amazônica é intensa. Os sabores são todos fortes, os peixes são gordurosos. A Amazônia é onde os estômagos fracos não têm vez.

E as frutas? Meu Deus, as frutas! Superdoces, de aroma enjoativo. Brincamos que as frutas de lá parecem meio podrinhas. O tempo entre o amadurecer e o apodrecer é curto. As favoritas do Balaio foram o biribá e o ingá. As duas têm uma característica em comum: a polpa é branca e adocicada, envolvendo suas sementes pretas e lisas. Manja uma fruta-do-conde? As semelhanças param por aí. Descobrimos no livro Frutas: Sabor à Primeira Dentada, de Gil Felippe (editora Senac), que o ingá (foto acima), cujas vagens podem chegar a 30 centímetros, é um legume e que o biribá (abaixo), também conhecido como graviola-brava, é usado para produzir vinho.

Biribá

Infelizmente, apesar de nossa procura, o elusivo vinho de biribá não foi encontrado…

Por Gabriela Spinardi, do Balaio Gastronomia


Comentários

Últimas do Balaio

 
 
 
 

Do Balaio

Casa do Balaio

Venha fazer sua fFotos do Balaio 008esta com a gente! Estamos na Vila Leopoldina, numa casinha super legal com lugar para 30 pessoas sentadas ou mais para eventos em estilo coquetel. Almoços, festas, lançamentos de livros, chás de bebê, exposições de fotos... as opções são infinitas! Fotos do Balaio 008

 
 
Receba receitas e inspirações